Exhibition - O Tom do Pomar | Museu Júlio Pomar

O Atelier-Museu Júlio Pomar apresenta “A Música do Pomar [INVASOR ABSTRACTO #7], um projeto expositivo realizado em parceria com o coletivo OSSO – Invasor Abstrato. 


Com direção artística de Ricardo Jacinto, a OSSO é uma estrutura coletiva que desde 2012 tem reunido artistas e investigadores de diferentes áreas (música e artes sonoras, artes plásticas, fotografia, dança, performance, design, arquitetura e cinema) e que tem vindo a desenvolver a sua atividade em torno do apoio à criação, investigação, programação e formação, predominantemente transdisciplinar, em colaboração com outros artistas e coletivos. Os seus projetos procuram explorar práticas artísticas em articulação com um pensamento crítico, estético e político que contemple a especificidade dos contextos e territórios nos quais se inserem. 



Valorizando aquilo que foi uma possibilidade do 25 de Abril – trabalho colaborativo, coletivo – esta exposição tem como elemento central uma pauta sonora realizada a partir do registo áudio de Júlio Pomar a trabalhar no seu ateliê.  

Em 2013, Tiago Pereira realiza “Só o Teatro é real”, um filme/documentário sobre Júlio Pomar que contou com a colaboração de Ricardo Jacinto na elaboração de uma composição musical original para o filme. Ricardo Jacinto registou o som do artista Júlio Pomar a trabalhar no seu ateliê, em Lisboa. A partir desse registo, foi construída uma banda-sonora para o filme que serve, agora, de ponto de partida para a exposição-instalação “O tom do pomar”. A OSSO está sediada na região de Caldas da Rainha, zona onde Júlio Pomar desenvolveu trabalho durante a década de 1950. 


O TOM DO POMAR
[INVASOR ABSTRACTO #7]
OSSO colectivo + Júlio Pomar

Atelier-Museu Júlio Pomar
EXPOSIÇÃO-INSTALAÇÃO
30 de Janeiro a 28 de Abril de 2024

Using Format